Como conseguir a placa preta

A placa preta não é simplesmente pintar a placa do seu carro por estilo, existe uma serie de itens para se obter a mesma, como possuir um carro antigo e que tenha exatamente mais de 30 anos de fabricação. A placa preta atesta ao carro que o veículo possui mais de 80% de originalidade em sua estrutura.O automóvel é submetido por uma inspeção altamente rigorosa, que é realizada por um responsável de um clube de veículos antigos, no qual esse responsável possui credenciamento junto ao Departamento Nacional de Trânsito, o DENATRAN. A avaliação é realizada no motor, a transmissão, suspensão, freios e a parte elétrica, pintura, rodas, pneus e todo o interior do veiculo.No encontro mensal do Clube Belo Horizonte, entrevistamos o técnico metalúrgico Rubens Custodio, proprietário de um Fusca, que possui placa preta, e em uma conversa bem divertida, nos contou um pouco sobre essa trajetória e de como foi colocar a placa preta em seu veiculo.Qual o modelo, e o ano de seu Fusca?Rubens Custodio: Modelo 1300, Ano de 1969.

Rubens e seu fusquinha.

Quanto tempo levou para deixar seu carro com mais de 80% de originalidade, e quanto gira o investimento financeiro em relação á essas mudanças?o  de originalidade, e quanto fica o invetimento financeiro em relaçer, acho bacana de mais, e ressalta que mesmo com novo mode

Rubens Custodio: Tem três anos que eu batalhei nesse carro, gastei mais de R$ 30.000 nesse carro, não é fácil tem que ser aos pouquinhos , porque é muito caro e agora que já completei, pretendo viajar é acompanhar o clube do fusca ,e agora é curtir tudo aquilo que eu conquistei.

O que levou á colocar a placa preta em seu veiculo?

Rubens Custodio: O Fusca de uns tempos para cá esta sendo muito valorizado, porque é um carro antigo, é carro de coleção, é um carro bonito, um carro que chama muita atenção, então toda vida eu fui vidrado no fusca e sô agora que eu tive condições de comprar um fusca, então eu quero deixar ele todo original, isso pra mim e um Hobby, é quero curtir e quero acompanhar o Clube do Fusca.

Possui somente esse fusca? Conta pra gente um pouco dos seus ciúmes em relação ao carro?

Rubens Custodio: Só tive esse fusca, e pretendo deixar ele sempre bonito, não vendo, não empresto. Ninguém dirige esse carro só eu. Eu tenho muitos ciúmes desse carro mesmo, é também tenho um Fiat Stilo Schumacher inclusive minha família é grande, meus irmãos quando eu vou lá na minha terra eles querem dirigir o Fusca, eu empresto meu Fiat Stilo Schumacher não empresto o fusca. O único que tem toda liberdade de deitar e rolar nesse fusca é o meu cachorro (risos), o nome dele é chocolate.

Rubens e seu certificado de originalidade

Você sente seu carro mais valorizado com a placa preta? Já teve propostas para vendê-lo?

Rubens Custodio: Com certeza, já tive propostas nesse carro de R$ 40.000 de um colecionador. Não vendo, só vendo por uma proposta irrecusável (risos).

Conte-nos uma história engraçada nessa caminhada para obter a placa preta.

Rubens Custodio: Quando eu fui levar meu fusca no DETRAN eu achava que estava 100%, show de bola inclusive eu tinha encapado os bancos, chegando lá o cara pediu pra tirar as capas dos bancos e mandou-me voltar, justamente por causa dos bancos ele me mandou voltar, eu fiquei “puto da vida”( risos ).

Por Fabiano Bueno e Washington Souza

Deixe uma resposta

